Dia do Quadrinho Nacional: 5 séries de televisão baseadas em quadrinhos brasileiros

O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado no 30 de Janeiro e marca o início das histórias em quadrinhos no Brasil.

Esta data passou a ser celebrada a partir de 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo em alusão a publicação de "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", publicada em 30 de janeiro de 1869 na revista Vida Fluminense e de autoria de Angelo Agostini.

Essa é considerada a primeira historia em quadrinhos lançada no Brasil e uma das mais antigas do mundo.

Aproveitando este Dia do Quadrinho Nacional separamos 5 séries de televisão que são baseadas em quadrinhos brasileiros:


Turma da Mônica


Turma da Mônica série baseada em quadrinho nacional


Com episódios produzidos desde 1976, a série de animação da Turma da Mônica baseada nos quadrinhos de Mauricio de Sousa já foi exibida em diversos canais.

Atualmente os episódios com aventuras no Bairro do Limoeiro são exibidos pela TV Cultura, Cartoon Network e Boomerang além de alguns também estarem disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix.


Um Menino muito Maluquinho


Um Menino muito Maluquinho série baseada em quadrinho nacional

Lançada em 2006 com uma temporada de 26 episódios e produzida e exibida pelo canal TVE BrasilUm Menino muito Maluquinho é baseada na obra do cartunista Ziraldo.

A história segue duas linhas do tempo: a vida do Maluquinho aos 5 e 10 anos, enquanto é narrada por sua versão de 30 anos.  Na série são abordados temas como arte, tempo, amizade, escola e outros aspectos da vida

A série ganhou alguns prêmios, como o prêmio NHK Japan Prize do Japão e também foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Programa infantil e juvenil em 2007.

Angeli The Killer


Angeli The Killer série baseada em quadrinho nacional


Um dos mais conhecidos cartunistas brasileiros com publicações em vários países, Angeli desenvolveu um vasto universo de personagens de natureza urbana e anárquica como Wood & Stock, Meia Oito e Nanico, Rê Bordosa e Os Skrotinhos.

Vários desses personagens e o próprio Angeli estão presentes na série animada com técnica de stop motion "Angeli The Killer" lançado em 2017 pelo Canal Brasil.


O Doutrinador


O Doutrinador série baseada em quadrinho nacional


Criado por Luciano Cunha, a série de quadrinhos O Doutrinador surgiu em 2013 e segue a história de um vigilante mascarado que surge para atacar a impunidade da corrupção, fazendo justiça com as próprias mãos.

Poucos anos depois a HQ foi adaptada em um longa-metragem lançado em 2018, e em seguida uma versão expandida do filme foi desenvolvida em formato de série, com sete episódios exibidos pelo canal Space.

Turma da Mônica Jovem


Turma da Mônica Jovem série baseada em quadrinho nacional

Com edições publicadas desde 2008, os quadrinhos da Turma da Mônica Jovem são uma releitura dos personagens clássicos da Turma da Mônica em suas versões adolescentes, com traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses.

A aguardada série animada baseada nos quadrinhos estreou no dia 7 de novembro de 2019 no Cartoon Network.
Dia do Quadrinho Nacional: 5 séries de televisão baseadas em quadrinhos brasileiros Dia do Quadrinho Nacional: 5 séries de televisão baseadas em quadrinhos brasileiros Reviewed by BR TV Series on janeiro 30, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.